Página Inicial / Antecipação de 13º salário

Antecipação de 13º salário

Quando solicitar

Os pensionistas podem solicitar antecipação de 50%  do 13º salário até o dia 5 do mês de aniversário. No caso de aniversariantes do 2º semestre, a solicitação pode ser feita até o dia 5 do mês de junho. Quem perder este prazo poderá solicitar até o dia 5 do mês de seu aniversário.

Valor

O valor do 13º salário é proporcional ao valor da pensão. Ao solicitar a antecipação de 50% do 13º, é preciso lembrar que na segunda parcela, no mês de dezembro, haverá todos os descontos usuais. A antecipação de 50%  do 13º salário está prevista na Lei 14.182/06, que também esclarece que uma vez feita a opção pelo recebimento antecipado de metade do valor do 13º sálario/pensão, não há possibilidade de anulação do pedido. O pedido de antecipação não é automático e deve ser feito todo ano.

Formulário

O formulário para antecipação é enviado aos pensionistas pelos Correios, no mês anterior ao aniversário. Caso não receba, baixe o formulário CLIQUE AQUI, imprima e preencha.
Envio por correio

Se o requerente enviar o formulário por correio, deve-se reconhecer a assinatura do pensionista (ou de seu representante legal) por semelhança. O endereçamento deve ser para:

  • Instituto de Previdência Municipal de São Paulo – IPREM – Seção de Cadastro e Documentação

Av. Zaki Narchi, 536  – Vila Guilherme – São Paulo/SP CEP  02029-000.

Entrega em uma das praças de atendimento do IPREM
O requerente também pode entregar pessoalmente o formulário em uma das praças de atendimento do IPREM. Nesse caso, o requerente deve apresentar RG e CPF e NÃO É NECESSÁRIO reconhecimento da assinatura do pensionista por semelhança.

São praças de atendimento do IPREM
– Galeria Prestes Maia – localizada entre a praça do Patriarca e o Vale do Anhangabaú (embaixo do viaduto do Chá – Metrô Anhangabaú).
– Sede do IPREM – Avenida Zaki Narchi, 536, Vila Guilherme (Metrô Tietê ou Carandiru).

Não podem solicitar:

Não poderão antecipar parte do 13º os pensionistas que completarão maioridade (21 anos) no ano corrente.