Página Inicial / Prover / Aplicativos da Prefeitura facilitam cotidiano

Aplicativos da Prefeitura facilitam cotidiano

Agora você não precisa mais sair de casa para fazer uma recarga no Bilhete Único, não perde mais tempo no ponto de ônibus e pode procurar emprego de casa mesmo.

Isso porque a Prefeitura de São Paulo criou aplicativos para smartphones e tablets para facilitar o acesso a uma série de serviços como busca a vagas de emprego, horários de ônibus, localização de equipamentos de saúde e informações sobre clima e trânsito.

Os aplicativos estão disponíveis gratuitamente para download e nas diferentes plataformas e sistemas operacionais. O cidadão pode ainda utilizar os aplicativos com o sinal de internet gratuito disponibilizado em 120 praças e parques, por meio do programa WiFi Livre SP.

Cadê o ônibus?

Vencedor da Hackatona do Ônibus, o aplicativo permite que o usuário pesquise o itinerário das linhas e horários de partidas de ônibus, além de descobrir os pontos mais próximos do local em que está. O aplicativo traz ainda a possibilidade do usuário descobrir a localização em tempo real do coletivo que deseja pegar e como está o trânsito nas vias por onde passam os ônibus. Está disponível para as plataformas Android, IOS e Windows Phone.

Coletivo da Madrugada

Para auxiliar os usuários da rede Noturno, a SPTrans disponibiliza informações de linhas, horários de partida e qual ônibus está mais perto de sua localização. As informações são atualizadas em tempo real, de acordo com as mudanças no trânsito e de operação das linhas. O aplicativo está disponível para o sistema Android e utiliza como base o banco de dados da SPTrans.

Foto: Gleice Gouveia e Jéssica Beltran / Iprem

Ponto Certo Bilhete Único

O aplicativo transforma o celular em um posto de recarga portátil, que se junta a uma rede de 10 mil postos físicos disponíveis aos usuários. O cidadão pode consultar o saldo do Bilhete Único por meio do smartphone. Ele será apresentado na tela, junto com a opção RECARGA/VT, na qual será possível carregar o bilhete com os créditos disponíveis, já comprados pelo usuário ou pela empresa em que trabalha, no caso do Vale-Transporte. Para fazer a recarga, é necessário fazer uma compra de créditos na internet, enquanto o Vale Transporte é comprado pelos empregadores. O aplicativo permite adquirir créditos na hora, por meio de um cartão de débito bancário, e já recarregar o cartão usando o celular. O app está disponível para sistema operacional Android 3.0 ou superior e funcionalidade NFC (Near Field Communication ou Comunicação por Campo de Proximidade).

Busca Saúde

Disponível na internet com acesso por qualquer navegador, o Busca Saúde permite ao usuário consultar endereços de hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), pontos de vacinação e atendimentos de urgência e emergência em um mapa georreferenciado. Com ele, é possível digitar o endereço do local onde está, mora e trabalha e verificar quais são as opções de equipamentos públicos de saúde mais próximas.

Tá na Mão

Desenvolvido com apoio do Programa Municipal de DST/Aids, o aplicativo Tá na Mão apresenta um questionário ilustrativo, permitindo que, com os resultados apresentados, o cidadão analise seu grau de risco e obter informações sobre as DSTs, HIV/Aids. Além disso, o aplicativo traz a localização de serviços de saúde onde podem ser obtidos preservativos, testes e Profilaxia Pós-Exposição (PEP). O programa está disponível para Android e IOS.

CATe Eletrônico

Trata-se de um aplicativo para busca e candidatura a vagas de emprego disponíveis não apenas na capital, mas também na região metropolitana. Por meio dele, é possível ainda tirar dúvidas sobre cursos de capacitação profissional e seguro-desemprego, além de consultar informações voltadas ao Micro Empreendedor Individual (MEI). Um diferencial é que quase todos os serviços funcionam em modo off-line, com base no banco de dados do próprio aplicativo. O celular deverá estar conectado à internet apenas para atualizar as oportunidades de emprego. Para utilizar o serviço, basta instalar o aplicativo no celular, realizar um cadastro e iniciar a pesquisa. O aplicativo está disponível para Android.

Prefeitura São Paulo

É um aplicativo gratuito que concentra uma série de informações úteis aos paulistanos, como previsão do tempo, qualidade do ar e situação do trânsito e do transporte público. Caso a cidade entre em estado de atenção, alerta ou alerta máximo, a ferramenta identifica a localização do usuário e exibe um mapa que indica onde há queda de árvores, semáforos em manutenção e pontos de alagamento. A utilização do serviço não exige cadastro prévio. Basta baixar a ferramenta no celular e consultar todas as informações disponíveis. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

Matéria publicada originalmente no site da Prefeitura de São Paulo, elaborada por Secretaria Executiva de Comunicação

matéria original

Sobre admin