Iprem prepara-se para o futuro com planejamento estratégico e gestão de processos

Aos 105 anos, o Iprem prepara-se para um salto de modernidade e qualidade em seus processos de gestão. Motivado pela exigência legal de tornar-se o Órgão Gestor Único da Previdência do município de São Paulo, o instituto passará por reestruturação administrativa para assumir a concessão das aposentadorias dos servidores públicos municipais. Além de dar continuidade ao trabalho de concessão de pensões.

Visão global – O novo Iprem está sendo construído com auxílio de modernas ferramentas de  planejamento, como Gestão por Processos e BSC (Balanced Scorecard).

A Gestão por Processos consiste no mapeamento, revisão e adoção de novos procedimentos de trabalho. O mapeamento de processos-chaves do instituto está em andamento e com o resultado será elaborado um diagnóstico da situação atual. A partir dele serão propostas melhorias e haverá redefinição das rotinas, para que as atividades do novo Iprem sejam mais ágeis e eficientes.
O trabalho de mapeamento de processos insere o Iprem em um novo patamar de gestão, com importantes mudanças na cultura da organização. Essa ferramenta permitirá aos gestores terem visão estratégica do todo e não mais de partes de atividades desenvolvidas pela instituição.

Foto: Alex Raths/Stockphoto

Gestão estratégica – Outro ponto importante para a consolidação da reestruturação do Iprem é a implementação do BSC – metodologia voltada à definição e gestão das estratégias institucionais. O BSC trabalha a partir de análises internas e externas, por meio de entrevistas com atores sociais que se relacionam com o instituto, para identificar as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças ao Iprem e à previdência do servidor público municipal.

Em uma primeira etapa, o Iprem está em processo de revisão de sua missão e visão e elaboração de seu mapa estratégico. Na fase seguinte do BSC, serão formulados os objetivos estratégicos de longo prazo e haverá definição de indicadores de desempenho e metas quantificáveis e verificáveis.

Com a implementação do BSC e da Gestão por Processos, o Iprem passa a atender, de fato, a legislação que o norteia, para em curto prazo exercer suas atribuições de Órgão Gestor Único da Previdência do servidor público municipal, com um sistema de gestão moderno, ágil e eficiente, podendo oferecer os controles necessários dos benefícios pagos pelo instituto a quem realmente tem direito.

Direitos garantidos – A reestruturação do Iprem é uma imposição da legislação e não afeta os direitos dos trabalhadores que estão vinculados às carreiras da administração. De acordo com a Orientação Normativa da Secretaria de Políticas de Previdência do Ministério da Previdência Social (MPS), o Órgão Gestor Único deve administrar, gerenciar e operacionalizar o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), incluindo arrecadação e gestão de recursos e fundos previdenciários, concessão, pagamento e manutenção dos benefícios.

Sobre admin

1. Francisco Moreira Guedis

Bom Dia

Gestores

Do IPREM – SP

Venho solicitar a atenção DOS SENHORES, no que se refere aos pensionistas da Prefeitura, caso a minha Mãe que recebe todos os Anos, A chamada para o recadastramento dos mesmos, só que a exigência por exemplo de pedir todos os o registro de casamento, dela. e outros e absurdo, Porque vcs não muda esse procedimento são milhares de beneficiários, que tem de retira Registro novo todos os anos que estamos falando de Modernidade…não existe outro meios. gostaria de entender esse procedimento.

Grato ]
    Francisco Moreira Guedis.

2. BOA TARDE,,, SOU VIÚVO, TENHO UMA FILHA, AGORA, COM 16 ANOS, TENHO DATA PREVISTA PARA ME APONSENTAR NO MÊS 07/2021…A QUESTÃO É: MINHA FILHA RECEBERIA MINHA PENSÃO,,,, QUE VALOR SERIA E ATÉ QUE IDADE????
    JOSIAS FRANCISCO DOS SANTOS
    RF: 593 083.9.02