Página Inicial / Aposentado / Declaração de Família agora é pela internet

Declaração de Família agora é pela internet

A declaração de família é obrigatória e deve ser realizada todos os anos. O Instituto de Previdência Municipal de São Paulo – Iprem utiliza as informações para dar agilidade processual na identificação dos membros da família que possuem o direito a pensão por morte de servidor. Esses dados também permitem projetar o quanto será gasto e por quanto tempo será pago esses benefícios.

A partir de março de 2018, o  Iprem será o único administrador dos dados da Declaração de Família dos servidores públicos. O atual formato executado em formulários vai migrar para um processo Online, mais seguro, rápido e eficiente. O novo sistema é o Declaração de Família Web que será disponibilizado no dia 01 do mês.

Atualmente, o processo é feito em formulários de papel, tornando os documentos passíveis de risco de perda e desgaste. Com a mudança para o Declaração de Família Web, as informações serão centralizadas na autarquia sendo ela a administradora única dos dados e, diminuindo assim, a sobrecarga da manutenção hoje, sob a responsabilidade das unidades de recursos humanos. Para o Iprem, será uma importante mudança, pois os processos de pensões serão mais ágeis e mais seguros, uma vez que os dados serão disponibilizados aos Analistas, no momento que for necessário e sem a necessidade de solicitar em unidades externas, motivo de maior demanda de tempo.

Acesso ao Declaração de Família Web somente no mês de Março

Em decorrência da transição o sistema só estará disponível aos usuários a partir do dia 1 de março e ficará aberto até o dia 31 do mesmo mês. Neste período, os servidores poderão acessar no momento em que achar conveniente, tanto para fazer a declaração completa como retificações.

O Iprem disponibilizou em seu portal um tutorial em arquivo PDF para download, além de páginas específicas com conteúdo ilustrativo de orientações. Mais informações acesse a pagina dedicada a DFweb clicando aqui

A Gestão do Iprem orienta os servidores ativos e inativos a não efetuarem o Declaração de Família no atual formato em formulário, pois com o novo sistema em funcionamento, todos deverão fazer a declaração, invalidando aqueles que já entregaram este ano. Caso o servidor queira maiores esclarecimentos, o Instituto disponibiliza um canal de comunicação para duvidas clicando aqui

Se o servidor não realizar a declaração no tempo hábil, pode haver bloqueio no pagamento até a regularização.

Atenção: o sistema não aceita dependentes sem o cpf, clique aqui e confira como requerer é fácil e rápido 

 Se você está em um computador conectado a rede da Prefeitura de São Paulo, clique aqui para fazer a declaração

Logo da Campanha Declaração de familia JPEG

 Se você está em um computador conectado a internet em qualquer outro local, clique aqui para fazer a declaração

Sobre Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

36 Comentários

  1. Zilda Leopoldina de Barros Tanaka

    Achei ótimo fazer o recadastramento familiar, pelo o site. Grata

  2. Achei muito bom pq facilita o andamento sem burocracias

  3. Porque os aposentados não estão recebendo seus Holeriths de Pagamentos nas residencia, já alguns meses não estou recebendo os referido.

  4. Sou aposentado tenho que fazer?

  5. Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

    Sim. A partir do funcionamento do sistema Declaração de Família Web, os servidores inativos deverão atualizar seus dados anualmente. (Decreto Nº 57.894 de 22 de Setembro de 2017).

  6. Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

    Os holerites impressos não estão sendo mais enviados às residências dos servidores ativos e inativos. Os holerites deverão ser solicitados através do portal dos servidores da Prefeitura. Acesse: http://www.capital.sp.gov.br/servidor/consultas-e-informacoes

  7. Maria de Lourdes Malheiros Leite

    Como faço minha declaração de família?

  8. Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

    Prezado,

    você deverá realizar a Declaração de Família no mês de Março de 2018, à qualquer momento, por meio do novo sistema ONLINE DECLARAÇÃO DE FAMÍLIA WEB. O antigo formato feito por meio de formulário não terá mais validade. Em breve publicaremos em nosso portal, um tutorial de orientação ao usuário. Para mais informações, acesse: http://previdencia.prefeitura.sp.gov.br/declaracao-de-familia/

  9. Damaris Gimenes Martins

    Sou aposentada preciso fazer

  10. silvio siqueira cunha

    O meu RF continua valendo para assessar pela internet o holerite,pois está difícil o acesso

  11. Sonia Regina Moreira

    Gostaria da informação sobre a declaração de família.

  12. Sou aposentada terei que fazer a declaração de família?

  13. Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

    Prezado, a partir do funcionamento do sistema Declaração de Família Web, os inativos deverão atualizar seus dados anualmente. (Decreto Nº 57.894 de 22 de Setembro de 2017).

  14. Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

    Prezado,

    a partir do funcionamento do sistema Declaração de Família Web, os inativos deverão atualizar seus dados anualmente. (Decreto Nº 57.894 de 22 de Setembro de 2017).

  15. Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

    Prezado,

    essa informação deverá ser solicitada na unidade de recursos humanos de sua lotação.

  16. Preciso do formulário, pois estou morando no interior de São Paulo. Desde já agradeço.

  17. Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

    Prezado,

    orientamos que a Declaração de Família realizada por meio de formulário não terá validade. Em Março de 2018, o novo sistema DECLARAÇÃO DE FAMILIA WEB, será disponibilizado à todos os servidores públicos ativos e inativos da Prefeitura de São Paulo. Para maiores informações, acesse: http://previdencia.prefeitura.sp.gov.br/declaracao-de-familia/

  18. Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

    Prezado,

    Entre os dias 01 e 31 de Março de 2018, será obrigatório para todos servidores ativos e inativos, a atualização dos dados no Declaração de Família Web. Mesmo aqueles que já tenham efetivado este ano, deverão informar novamente os dados solicitados. O anterior formato de realização, via formulário, não será mais válido.
    Acesse: http://previdencia.prefeitura.sp.gov.br/declaracao-de-familia/

  19. Muito bom poder fazer a Declaração de família, pois não à faço desde minha aposentadoria.

  20. onde fazer essa declaração de familia?

  21. Onde fazer a declaração de família??

  22. Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

    Prezado,

    A partir do Decreto Nº 57.894 de 22 de Setembro de 2017, a Declaração de Família será processada por meio de sistema de registro eletrônico de informações de segurados, denominado Declaração de Família-WEB, gerenciado e operacionalizado pelo Instituto de Previdência Municipal de São Paulo – IPREM. O sistema será disponibilizado ao servidor publico no mês de Março de 2018, podendo ser acessado à qualquer momento. Você terá acesso pelo nosso portal. Em Fevereiro de 2018, publicaremos em nosso portal um tutorial de manuseio do sistema.

  23. Prezadas e Prezados,

    Boa noite!

    Gostaria de registrar uma pequena observação. Enquanto funcionária da SMESP desde 1996, considero importante que cada um de nós entregue a declaração de família como fazemos todos os anos, mesmo com a invalidação da mesma, a partir do final do mês de março deste ano, ao final da entrega online. Porque acredito que, em caso de necessidade neste período de transição, os servidores e suas famílias estarão cobertos pelo documento atualizado e validado para esses primeiros meses de 2018.
    Na minha singela opinião, o papel só poderá ser desconsiderado no fim do prazo dado para o preenchimento online e com o sistema totalmente em funcionamento.
    Sinceramente acredito que somente em 2019 poderemos deixar de usar o formulário em papel, considerando o bom andamento do sistema durante 2018.
    Abraço
    Fabiana Roque

  24. Como fazer a declaração de família?

  25. Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

    Prezado,
    você deverá realizar a Declaração de Família no mês de Março de 2018, à qualquer momento, por meio do novo sistema ONLINE DECLARAÇÃO DE FAMÍLIA WEB. O antigo formato feito por meio de formulário não terá mais validade. Em breve publicaremos em nosso portal, um tutorial de orientação ao usuário. Para mais informações, acesse: http://previdencia.prefeitura.sp.gov.br/declaracao-de-familia/

  26. deise godoy gabriel ferreira

    meu esposo tem rendimentos na declaração ele deve ser declarado?

  27. Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

    Prezado,

    somente deverá ser preenchido dados pessoais dos dependentes e servidor. O sistema não solicita informações sobre renda.

  28. Prezadas e Prezados,

    Bom dia!

    Então se um funcionário ou funcionária vier a falecer em fevereiro 2018, sem preencher o formulário em papel, conforme orientação passada neste link, deveremos considerar o formulário preenchido no ano de 2017?

    O que digo aos funcionários de minha UE? Que não devem preencher o formulário em papel e só preencher a DECLARAÇÃO DE FAMÍLIA WEB em março?

    Aguardo orientações mais precisas e avido que estas respostas servirão de respaldo em caso de qualquer fatalidade.

    Abraço

    Fabiana Roque

  29. Entendo que a Declaração de Família Web não deverá ser preenchida por pensionista, somente pelos servidores ativos e inativos.

  30. Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

    Prezado,

    Exato. Somente aposentados e servidores ativos deverão realizar a declaração de família.

  31. O servidor aposentado que não possui nenhum tipo de dependente precisa entregar essa declaração ?

  32. Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

    Prezado,

    Sim.
    A partir do Decreto Nº 57.894 de 22 de Setembro de 2017, a Declaração de Família será processada por meio de sistema de registro eletrônico de informações de segurado e obrigatoriamente, todos os servidores ativos e aposentados deverão realizar a Declaração de Família Web que será disponibilizado em Março de 2018.

  33. Ótimo procedimento pois as escolas forneciam formulários velhos que pareciam sucata de papel! Parabéns Iprem, vamos continuar a informatização via web.

  34. Elaine Ribeiro da Silva

    Preciso que me expliquem…Somente para Aposentados e os Pensionistas como fica

  35. Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

    Prezado,
    todos os servidores ativos e inativos deverão fazer a Declaração de Família Web, a partir do novo decreto.

  36. Achei ótimo não mandar holerite pelo correio.