Página Inicial / Aposentado / Previdência Complementar para os novos servidores públicos será discutida com Servidores e Sociedade

A Prefeitura de São Paulo tem participado de diversos processos de diálogo sobre o projeto de lei 558/15, que cria o regime de previdência complementar para os novos servidores públicos municipais de São Paulo.

Em outubro de 2015 o Prefeito Fernando Haddad enviou à Câmara Municipal o projeto de lei que propõe a instituição da Entidade Fechada de Previdência Complementar do Município de São Paulo, Sampaprev, para fazer a gestão dos benefícios previdenciários.

O projeto de lei obteve parecer favorável em 2 comissões da casa de leis e, para colaborar com o processo de discussão na Câmara, a administração municipal se comprometeu a promover amplo debate com os servidores e a sociedade acerca da nova previdência dos servidores municipais de São Paulo. Confira os pareceres favoráveis das comissões da Câmara Municipal.

Parecer da Comissão de Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa.

Parecer da Comissão de  Administração Pública.

Quando o projeto for aprovado o que mudará para quem já está para aposentar?

NADA! A proposta é válida apenas para os servidores que ainda serão contratados pela prefeitura, somente após aprovação da lei e da autorização de funcionamento da Sampaprev pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), com o objetivo de garantir acesso à aposentadoria acima do teto previsto, dar sustentabilidade ao sistema previdenciário e auxiliar no equacionamento do déficit previdenciário municipal, que hoje está estimado em R$ 84,4 bilhões, segundo estudo atuarial realizado pela Caixa Econômica Federal (2013).

Os servidores que tiverem rendimento superior ao teto estabelecido no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), atualmente em R$ 5.189,82, poderão aderir à Previdência Complementar. Nesse caso, além da contribuição de 11% do contribuinte e 22% da prefeitura com base no teto no INSS, o servidor pode dar uma porcentagem sobre o valor excedente ao teto e a prefeitura complementa com o mesmo valor limitado a 8,5% sobre a mesma base.

Segundo projeções do IPREM, até 45% dos servidores teriam essa opção. Entre as vantagens da previdência complementar estão a possibilidade de resgate parcial da aposentadoria, portabilidade do saldo para outra entidade de previdência e de deixar aos herdeiros o saldo da conta individual.

O servidor que tiver rendimentos abaixo do teto também pode optar pela Previdência Complementar, mas sem contrapartida do município.

O município investirá R$ 10 milhões para a criação da fundação pública Sampaprev. A Prefeitura também realizará concurso público para contratação de servidores em até 180 dias após o início do funcionamento para garantir o atendimento e os serviços da nova fundação.

O Conselho Deliberativo terá seis membros e o Conselho Fiscal, quatro. Os dois colegiados serão paritários, com participação do poder público e dos servidores.

Os benefícios serão calculados a partir das contribuições efetuadas e de acordo com o saldo acumulado pelo participante. As regras do plano garantirão também o pagamento de benefícios não programados, em casos de invalidez e morte.

Iprem e sindicatos debatem previdência complementar dos servidores municipais de São Paulo

Como é que funcionará a previdência complementar?

A previdência complementar é um benefício optativo, que viabiliza ao trabalhador um seguro previdenciário adicional, conforme sua necessidade e vontade. É uma aposentadoria contratada para garantir renda extra ao trabalhador ou a seu beneficiário. Os valores dos benefícios são aplicados pela entidade gestora, com base no valor contribuído.

O projeto de lei institui um teto salarial a ser pago pelo RPPS (regime próprio de previdência social) igual ao do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), que hoje é R$ 5189,82.

Ou seja, os novos servidores, que ainda serão admitidos, quando de sua aposentadoria ou pensão receberão do Iprem o benefício máximo de R$ 5189,82, caso queiram receber benefício acima deste valor teriam que ter feito a opção pela contribuição complementar a Sampaprev.

De acordo com o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida no Brasil subiu para 74,9 anos. O crescimento da expectativa de vida e o recuo na taxa de fecundidade do brasileiro são os principais desafios para a sustentação da Previdência Social no futuro, já que o número de pessoas beneficiadas cresce muito mais do que a quantidade das que contribuem. Por isso medidas como a previdência complementar precisam ser tomadas o quanto antes.

Você sabia?

Que o Iprem pagou aproximadamente 6 bilhões de reais em aposentadorias e pensões em 2014, e mais da metade (51%) foi a prefeitura que complementou do caixa do tesouro, além da contribuição patronal. O Iprem arrecada com as contribuições dos servidores apenas 20% da despesa previdenciária, o restante é arcado pelo Tesouro Municipal.