Página Inicial / Benefícios / Pensionistas: conheça seus direitos e deveres

Pensionistas: conheça seus direitos e deveres

Após a concessão de uma pensão, o(a) beneficiário (a) passa a ter um relacionamento com o Iprem, com direitos e deveres.

Entre os direitos dos pensionistas estão:

•    Antecipação de 13º – pensionistas têm direito a pedir antecipação de 50% do 13º salário até o dia 05 do mês de seu aniversário. Aniversariantes do 2º semestre devem solicitar até 05 de junho do ano em curso.

•    Empréstimos Consignados – pensionistas têm direito a empréstimos consignados em bancos credenciados, a partir do 3º mês de recebimento do benefício. Mas NÃO é o Iprem que concede empréstimos, por isso, toda a relação contratual deve ser negociada com o banco.

São deveres dos pensionistas:

•    Fazer o recadastramento anual, no mês de aniversário;

•    Manter seu cadastro atualizado – o pensionista deve informar ao Iprem qualquer alteração nas informações cadastrais, ainda que não seja o mês de seu recadastramento.

Informações como endereço, telefone e conta corrente são fundamentais para  o bom relacionamento do IPREM com o pensionista. A falta deles leva à retenção de pagamento.

Para qualquer alteração em cadastro compareça com RG, holerite e documento formal da alteração a ser realizada.

Cerca de 5% dos holerites de pensão são devolvidos ao Iprem devido a cadastros desatualizados. Após 3 devoluções, o Iprem retém o pagamento até que o (a) pensionista faça atualização de seus dados. (Foto: Andressa Matias)
Cerca de 5% dos holerites de pensão são devolvidos ao Iprem devido a cadastros desatualizados. Após 3 devoluções, o Iprem retém o pagamento até que o (a) pensionista faça atualização de seus dados. (Foto: Andressa Matias/IPREM)

 

Mais informações como segunda via de holerite e informe de rendimentos estão no site do Iprem: prefeitura.sp.gov.br/iprem

 

Sobre admin

6 Comentários

  1. MARIA CÂNDIDA FARIA

    A Mais de 01 ano, venho tentando obter a pensão por morte de meu marido, e sinto vergonha do atendimento que o Iprem vem me prestando…protelando, protelando, protelando….tenho quase 70 anos, Hipertensa e com labirintite…NECESSITO que meu direito seja respeitaod, além de idosa, ser humao…me sinto enrolada, e lamento demais a morosidade do atendimento, além da falta de respeito comigo…NUNCA me fornecem uma informação concreta e digna…POR FAVOR, não estou pedindo nada que não seja meu direito e resolvam meu problema. Meu processo é o 2015-0220808-0

  2. Deise Aparecida da Silva

    Boa tarde, meuregistro25.122-4/00, soube que o Iprem enviou um formulario solicitando um comprovante de endereço atual para comrovar a veracidade da real moradia do penionista…

    Ocorre que durante a última chuva os documentos que estavam em minha caixa do correio foram danificados e eu não tive acesso ao tal formulário…

    Pergunto: Posso enviar a xerox da conta de água em meu nome pelo correio e junto meus dados pessoais e matricula no Iprem?

    Agradeço…a informação antecipadamente.

  3. Wanderley Ferreira dos Santos

    Sou Wanderley Ferreira dos Santos, pensionista 31512-5/00 e necessito dos informes de rendimentos para fins de declaração de imposto de renda. Já solicitei e até o momento nada veio. Peço o favor de enviarem para a minha residência porque sou paraplégico e ir até o local é muito difícil para mim. Contanto com a colaboração dos senhores, envio os meus cumprimentos.

  4. faz 5 meses que não recebo holerit em minha residência

  5. Wagner tadeu gomes de oliveira

    Gostaria de saber como dar baixa na pensao de Irene martinho de Oliveira falecida em 27 de junho tenho que ir ai em São Paulo moro em Piranguinho Minas gerais

  6. Edson de Moura Granado

    Bom dia.
    Sou pensionista 27.259-01/00, estou precisando da carta de concessão de beneficio, como devo proceder
    para conseguir.
    Fico no aguardo.
    At.
    Edson de Moura Granado