Página Inicial / Benefícios / Recadastramento de 2017 está mais fácil e menos burocrático

Recadastramento de 2017 está mais fácil e menos burocrático

A certidão atualizada não é mais obrigatória e pensionistas que residem nas cidades da Região Metropolitana de São Paulo terão que fazer recadastramento no Iprem

Com a importante missão de garantir o pagamento aos pensionistas e aposentados, o Instituto de Previdência do Município de São Paulo – Iprem vem aperfeiçoando sua forma de atendimento e análise das informações. O objetivo é conceder os benefícios corretamente àqueles que, de fato, têm esse direito.

Para o ano de 2017, a PORTARIA Nº 002, DE 11 DE JANEIRO DE 2017 – que institui o recadastramento anual obrigatório a todos os pensionistas do Iprem – introduziu alterações que permitirão viabilizar o conteúdo das informações para a base de dados dos pensionistas. A principal delas determina que os residentes da Região Metropolitana de São Paulo, com menos de 75 anos de idade, devem comparecer à sede do Instituto para fazer o recadastramento presencial. Já o recadastramento por correspondência é reservado somente aos pensionistas que residem fora das cidades da região mencionada ou que tenham idade igual ou superior a 75 anos.

A novidade para este ano é o fim da obrigatoriedade de apresentação das certidões de nascimento ou casamento atualizadas, medida que vai gerar economia aos pensionistas. Por outro lado, o Iprem utilizará os documentos apresentados nos últimos 5 anos para a realização de revisão documental, com a finalidade de evidenciar possíveis irregularidades e, assim, realizar um trabalho preventivo, identificando possíveis fraudadores já no ato do recadastramento. Essa ação visa dar mais segurança aos agentes que analisam as informações.

Caso o pensionista não realize o recadastramento no mês de seu aniversário, o sistema informatizado do Iprem bloqueia automaticamente o pagamento do benefício até a sua regularização.

Vale ressaltar que, no caso de qualquer suspeita da veracidade dos dados fornecidos, o Instituto pode solicitar, a qualquer momento, o comparecimento do pensionista à sede para averiguar as declarações nos formulários de recadastramento, solicitar outros documentos e até realizar visitas domiciliares.

Outra alteração importante foi no recadastramento de pensionistas que se encontram em internação hospitalar ou que não tenham discernimento para os atos da vida civil. Nessas condições, o recadastramento poderá ser feito por intermédio de um responsável ou declarante, que deverá apresentar um Atestado Médico emitido no mês do recadastramento, para comprovar a patologia do beneficiário. O pensionista internado deverá comparecer pessoalmente à sede do Iprem para a confirmação dos dados, em até 90 dias. 

Atendendo mais e melhor

Quem realizar seu recadastramento na sede do Iprem (avenida Zaki Narchi, 536, Vila Guilherme), já verá uma grande diferença no setor de atendimento: as mesas foram substituídas e as divisórias, removidas, dando, assim, mais espaço e privacidade. Isso sem contar a instalação de um painel de senhas, para organização do fluxo do atendimento.

Setor de atendimento na Sede – Antes

foto

Setor de atendimento na Sede – Depois

Setor de atendimento na Sede - Depois
Setor de atendimento na Sede - Depois

Setor de atendimento na Sede - Depois

 

Para estas alterações, o Instituto de Previdência do Município de São Paulo – Iprem cumpre os atributos legais dos Decretos nº 45.690, de 1º de janeiro de 2005, e nº 45.755, de 9 de março de 2005, que disciplinam a necessidade de efetuar o recadastramento dos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas municipais. A intenção é sempre zelar pelo pagamento dos benefícios, a quem, de fato, tem este direito.

Clique aqui e veja como funciona o recadastramento anual de pensionistas 

saiba mais…

PF e Ministério Público Federal fazem operação contra fraude previdenciária

Recadastramento garante pagamento dos benefícios

Pensionista pode perder pensão

Sobre Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

42 Comentários

  1. PRESENCEIE PESSOALMENTE,VARIOS IDOSOS ARRASTANDO OS PES,FRAGIL EM SUA ESTRUTURA OSSEA,UMA QUEDA OU BATIDA MAIS FORTE LEVARA A SÉRIAS COMPLICAÇÕES MEDICAS,CONCORDO COM O CONTROLE,,NÃO EXISTE ASSISTENTE SOCIAL PARA A MAIORIA DOS CASOS?ANDAR METRO OU PEGAR UM TAXI QDO DA QUEM PODE, E MUITO CHOCANTE.PARA QUE EXISTE CARTORIO COM AUTENTICAÇÃO DA ASSINATURA PERANTE O FUNCIONARIO?sabe o que e uma fratura num idoso, o tempo de recuperação?

  2. acho um absurdo ter que deslocar minha mae de 89 anos para ir na Avenida Zaki Narchi uma senhorinha que mau consegue ANDAR parabens para vcs do IPREM que adoram lascar os beneficiarios meu PAI trabalhou por anos na PREFEITURA de SP para minha mãe ter esse BENEFICIO tem a AUTENTICAÇÃO por presença para que? um tabelião de cartorio iria FORJAR uma autenticação por presença acho que NÃO vcs ai são todos uns SEM NOÇÃO agora tenho que pegar minha mãe de 89 e arrastar a COITADINHA para ir nesse k# do juda para vcs preencherem um catso de FORMULARIO parabens para essa prefeitura mediocre do SR HADDAD

    • Douglas Brandalise

      Caro munícipe, o Iprem está ciente do desconforto gerado a muitos pensionistas que tem a mesma dificuldade da sua mãe, para tanto que, conforme portaria nº 046/15 – Artº. 3 – parágrafo primeiro, deixou expressa a exceção da obrigatoriedade de comparecimento presencial para pensionistas que tem comprovada mobilidade reduzida, como é o caso de sua mãe.

      Parágrafo primeiro. Os pensionistas residentes nas cidades relacionadas no caput deste artigo, que tiverem comprovadamente mobilidade reduzida, poderão realizar o recadastramento na forma prevista no Artigo 4 (por correio), mediante apresentação de documento médico que ateste a incapacidade.

      Infelizmente tivemos que adotar esta medida com a intenção de reduzir fraudes praticadas, mesmo com todos os crivos dos cartórios de registros civil, gerando transtornos a pessoas de bem. Esta atitude foi tomada em preservação do bem público e no principio do Iprem de pagar o beneficio a quem de fato tem direito.

  3. A burocracia só existe para uma finalidade promover a fraude e a corrupção , a atitude dos senhores é sem sombra de dúvida o atestado da total incompetência dos gestores do instituto.
    Até onde sei os cartórios tem fé pública ,e caso os senhores desconfiem de alguns deles é só contratar uma sindicância para apurar os fatos ou fazer visitas periódicas aos beneficiários , tirando uma amostragem significativa e não expor milhares de pessoas em sua maioria idosos a essa maratona humilhante ,pois contribuirão durante anos para essa instituição , os senhores se apossam do dinheiro deles e agem como se estivessem lhes fazendo favor , muito pelo contrario eles são os geradores dos vossos empregos, portanto eles tem o direito de ser tratados com respeito e dignidade , pois os senhores não estão lhe prestando nenhum favor , isso é direito adquirido e ponto final.
    Aproveitando a oportunidade gostaria de fazer-lhes uma pergunta : porque todo ano tem de ser tirado uma nova certidão de casamento? será possível que quem inventou tal formalidade sofre das faculdades mentais ? se alguém se casar aos 82 anos como por exemplo no caso de minha mãe e quiser dar um golpe no iprem se casará no cartório? quanta imbecilidade junta , outra coisa se os senhores exigem tal formalidade deveriam arcar com os custos de tal documento que custa em média 80,00 .
    Este instituto me surpreende a cada ano pois parece que a falta de compreensão lógica chega ao extremo acredito que se colocarem pessoas mais qualificadas ou ainda promoverem cursos de capacitação para os gestores teremos todos um atendimento no mínimo mais justo.

  4. UMA DÚVIDA: SOU CURADORA DA MINHA MÃE E ELA NÃO POSSUI NENHUM COMPROVANTE DE RENDA EM NOME DELA… POSSO COMO CURADORA ENVIAR COMPROVANTE COM MEU NOME, JUNTO A CERTIDAO DE INTERDIÇÃO DELA PARA O RECADASTRAMENTO DELA ESTE MÊS?

  5. Minha mãe com 96 anos com incontinência com grande dificuldade de movimentação precisa sair para Cartorio
    Pra comprovar que existe?????!!!!
    Absurdo!!!!!!! Hoje com internet seria fazer uma conferência
    Ao vivo , sem problemas ou traumas .

    Estou fazendo o IR 2016 e não recebi do Iprem o demonstrativo pra declaração …..vocês não poderiam enviar
    por. Email. Ou. Carta?????

  6. Porque o IPREM, não utiliza as agências bancárias, para recadastramento?

    Voces, complicam muito a vida de pessoas do bem.

    • Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

      O Iprem agradece seu contato.

      Caro munícipe, o Iprem está ciente do desconforto gerado pelas exigências da portaria nº 046/15. Infelizmente tivemos que adotar medidas com a intenção de reduzir fraudes praticadas, mesmo com todos os crivos dos cartórios de registros civil, gerando transtornos a pessoas de bem. Esta atitude foi tomada em preservação do bem público e no principio do Iprem de pagar o beneficio a quem de fato tem direito.
      Estamos trabalhando para melhor atende-los.

  7. Porque vocês não utilizam, as agências bancárias, para recadastramento?

    Vocês complicam a vida de pessoas do bem.

  8. Gostaria de saber porque não recebo o meu holerite no endereço cadastrado no IPREM.

  9. Boa tarde!
    estou tentando efetuar a declaração de bens porem não aparece opção para efetuar alteração.
    preciso de orientações.

  10. Maria Angélica de Oliveira

    Dei entrada no dia 10/04/2016 no processo de pensão, gostaria de saber se ainda posso anexar mais documentos que considero muito importante.

  11. Gostaria de saber se vcs dão comprovante de horário para fazer recadastramento, pois saio 15:30 não tem como chegar até às 16:00n

  12. Olívia Beraldo da Silva, fez o recadastramento em fevereiro, mês do seu aniversário, Não recebeu seu pagamento.por que?

    • Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

      Obrigado por entrar em contato com o Iprem,

      Caso seja identificado pela equipe técnica do Iprem algum tipo de divergência nas informações cadastrais do beneficiário, por motivo de segurança, o pagamento poderá ser retido temporariamente. Se isso ocorreu ao fazer o recadastramento, os responsáveis enviarão um comunicado via telegrama para que a situação seja regularizada o mais rápido possível. Caso não tenha recebido esse comunicado, entre em contato no telefone: 2224.7500 e siga as orientações da URA para falar com a seção de recadastramento.

  13. WAGNER TADEU GOMES DE OLIVEIRA Oliveira

    Mandei a documentação pelo Correios gostaria de saber o motivo do não pagamento da pensão

    • Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

      Caro usuário,

      quando existe alguma divergência de informações no recadastramento anual dos pensionistas, o pagamento poderá ficar retido temporariamente até que a situação seja regularizada. O setor responsável encaminhará um telegrama de aviso alertando o pensionista sobre o ocorrido.
      Vale lembrar que, a partir do ano de 2016, os pensionistas residentes nas cidades de São Paulo, Osasco, Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Diadema e Guarulhos, obrigatoriamente, devem fazer o recadastramento presencial em uma das praças de atendimento do Iprem, de acordo com a portaria 046/15. Se for residente de outras cidades, poderá efetuar o recadastramento por correios.
      Caso contrário, o pensionista deverá entrar em contato no número 2224.7500 e seguir as opções das gravações para falar com a seção de recadastramento.

  14. Boa tarde…
    Gostaria de saber como eu faço para, pedir a antecipação da parcela do décimo terceiro….
    Obrigado

  15. Boa Tarde,

    Minha mãe tem que fazer o recadastramento da pensão. Em qual endereço ela deve ir para fazer o recadastramento e quais os dias da semana e horário?

    é necessário que ela preencha um formulário que esta disponível em vosso site?

    Fico no aguardo!

    Att,

    Sheila Feitosa

    • Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

      Caro leitor,

      os pensionistas podem fazer o recadastramento presencial em qualquer um dos endereços localizados no rodapé do site, munidos dos documentos solicitados e formulário de recadastramento preenchido. O formulário é enviado para a residência dos pensionistas 01 mês antes do aniversário. Caso não tenha recebido, acesse o link abaixo para fazer o download do formulário e para acessar a portaria de orientações referente aos documentos necessários.

      http://previdencia.prefeitura.sp.gov.br/recadastramento-dos-pensionistas-do-iprem-2016/

  16. Oi tarde fizemos o recadastramento da minha mãe que é pensionista por correspondência pois moramos em jundiai interior de SP . Após á chegada da correspondência aí no setor responsável pelo recadastramento demora quanto tempo para á liberação do benefício ?

  17. Oi boa tarde fizemos o recadastramento da minha mãe que é pensionista por correspondência pois moramos em jundiai interior de SP . Após á chegada da correspondência aí no setor responsável pelo recadastramento demora quanto tempo para á liberação do benefício ?

  18. Prezados, sou procurador de uma senhora que reside fora do Brasil, ela tem de fazer o recadastramento anual, mas devido ela estar fora do pais a burocracia para realizar seu recadastramento no mes do seu aniversário ” Janeiro” foi absurdo. minha preocupação é que até o momento não tomei conhecimento de nenhuma portaria nova disciplinando o recadastramento que terei de fazer no inicio do próximo ano.

    Teria como me orientarem se pela experiencia de vocês, se ha possibilidade de ser editada portaria nova disciplinando o recadastramento para o próximo ano, principalmente agora que está no final do governo e se existe essa possibilidade de ser editada portaria modificando essas regras de recadastramento em que mês habitualmente ocorre.

    Agradeço desde já

    • Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

      Caro usuário,

      Agradecemos pela sua atenção. Seu questionamento será encaminhado ao setor responsável para considerações. Informamos que a portaria que estabelece as regras do recadastramento anual dos pensionistas está sendo analisada e antes do término do ano, será publicada a nova portaria referente ao exercício 2017.

  19. Na concepção dos Senhores todo mundo está incluído na lista dos safados e sem vergonha. O rol de exigências para o recadastramento e vergonhoso e submete as pessoas a gastos absurdos e inuteis que uma pessoa de idade sem auxilio não consegue cumprir. Conforme AR em meu poder os documentos relacionados ao recadastramento foram entregues em tempo hábil e de acordo com as instruções porem algum ser supremo do IPREM determinou o bloqueio do pagamento. Será que terei de deslocar de Bauru a SP uma pensionista 100% inerte e dependente para provar que ela está viva? Os documentos encaminhados não são suficientes? E o pior, corta-se os vencimentos e a pensionista que se dane. E voce não tem com quem falar porque o telefone simplesmente é gravado com respostas padrão e programado para desligar. Depois vem com essa conversa fiada de respeito à pessoa e a meljor idade. Da licença, menas conversa e mais gestão.
    Aldami Salvatico

  20. maria aparecida sampaio

    fiz o recadastramento da minha mae Efigênia Damasio da Silva numero de pensionista 16.093.-8/03 nascida em11/12/1927 mandei com todos os documentos pedidos em tempo hábil.
    no dia 23/12/2016 recebi um telegrama solicitando Rg. do pensionista com menos de dez anos para CONCLUSAO DO RECADSATRAMENTO dela.
    Não entendi, pois ela tem 89 anos e e a única pensionista em casa.
    peco ajuda para que o pagamento dela não seja bloqueado.

  21. Eu não estou ciente de mudanças, eu fiz meu recadastramento numa unidade escolar. Eu preciso ir na sede do iprem?

  22. jose carlos rego monteiro de andrade

    Sou pensionista, resido em Ribeirão Preto e gostaria de saber como faço para realizar o recadastramento neste mês, porque é o mês de meu aniversário.

  23. Sou aposentado acho um absurdo com 82 anos ir a Santana fazer cadastramento sendo que mora na zona leste.
    Porque cadastramento não poder ser efetuado nas regional como era antigamente.
    Não recebi comunicado de recadastramento fiquei sabendo agora quando minha filha foi efetuar o pagto de minhas contas.

  24. Porque o menu de opções do IPREM não me lava a lugar nenhum?
    Preciso de um modelo de procuração especifica mas não consigo falar com ninguém nesse telefone.
    O que acontece?

  25. Rosa de Fatima Pardal Rodrigues

    Sou funcionaria do HSPM e mudamos de regime em 2015. A minha duvida é se estamos ja inclusos no IPREM? Não foram alterados nossos numeros de funcionarios. Continuamos com os registros do antigo regime. Somos 3000 funcionarios e nao sabemos de nada. Por favor nos oriente.

  26. maria luiza oliveira trasburg

    Tentei fazer um emprestimo consignado e fui informada que o sistema está mudando e as consignatarias nao tem acesso, fica uma questão não acho em lugar algum esse informe nem pelo telefone ou seja temos duvidas e não tem como confirmar pois ninguem informa nada. Poderiam dizer quando o tal novo sistema vai funcionar e mais os Bancos e instituições que constam no site do IPREM nenhum mais faz emprestimos tudo desatualizado , porque tanto descaso.

  27. sobre o recadastramento 2017 : minha mae e pensionista e moramos em sao paulo capital, ela tem 80 anos ela tem que comparecer no iprem para recadastramento ou ela pode mandar pelo correio.

  28. ÓLA moro no interior de são paulo ha 400 kl eu tenho que ir ai pra fazer o Recadrastramento ?

  29. Endereço do iprem em Santo André , tendo mais de 75 anos posso fazer o recadastramento no endereço acima solicitado?
    Tenho urgência da resposta pois meu mês de aniversário é fevereiro o
    Obrigada

  30. Finalmente acordaram para a aberração de certidão de casamento ou nascimento atualizada todos os anos, providencia esta que s impressãoó causava despesa para o/a pensionista. Outra questão a ser reavaliada é exigir RG da pensionista com menos de dez anos, no meu caso que sou curador e resido a 350 km da capital, com a pensionista há onze anos inerte na cama, apenas respirando e se alimentando por sonda, 100% dependente, alguém poderia me explicar como renovar o RG ? E se renovado, qual o beneficio? O que acrescenta eu mandar todos os anos a cópia xerográfica “autenticada” do meu RG ? O formulário por nós preenchido e autenticado não é suficiente ? Então rasgue e jogue fora. A impressão que fica é de que, vamos complicar para garantir a eficiência ( ? ), além do que o pagamento ficou bloqueado por dois meses sem nenhuma explicação, ninguém se preocupou em informar ou esclarecer e o interessado fica feito maluco procurando saber o porque ligando para um telefone inútil que nunca atende.
    Finalizando, estou tentando obter o comprovante de renda para a declaração 2016/217 e não consigo, aonde está? Vira via correio ou não?

  31. Solange Inês Pereira Coelho

    Enviei meu recasdratamento em 13 de janeiro de 2017 recebi o comprovante dá carta registrada,tenho comigo a nota do correio,mas não consegui tirar minha pensão em fevereiro, gostaria de uma explicação!
    Desde já obrigada!

  32. Minha mãe é pensionista do Iprem, reside em São Paulo capital e completará 75 anos em abril.
    1) É possível fazer o recadastramento nos dias 23 ou 24 de março, já que fará uma cirurgia dia 27/03 e provavelmente ficará em repouso por um mês?
    2) É necessário a apresentação da certidão de casamento atualizada?
    3) Ela precisa ir ao Iprem?
    Grata.

  33. Boa tarde!
    Pelo que entendi, a certidão atualizada não é mais necessária para o recadastramento, correto? Gostaria da confirmação.
    Com mais de 75 anos, não é necessário ir ao Iprem, correto? É necessário atestado médico?
    No caso da necessidade do recadastramento presencial, é possível antecipá-lo para amanhã, a pensionista que completa 75 anos em abril e já está com o formulário preenchido e assinado com firma reconhecida, já que será submetida a uma cirurgia na próxima segunda feira dia 27/03 e provavelmente ficará em repouso por um mês?
    Eu preciso da resposta hoje.
    Há algum telefone que se fale com alguém e não só com gravação?
    AGUARDO RESPOSTA.
    GRATA.

  34. até que enfim alguém teve um pingo de juízo em extingui essa insanidade da obrigação da apresentação da certidão de casamento atualizadas, pois uma pessoa (pensionista) que casara em fortaleza-ce, de 85 anos e com problema de saúde, tinha que se virar pra conseguir essa certidão, sim a expressão está correta “tinha que se virar”‘, se não meu bem, sua pensão já era…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *