Página Inicial / Benefícios / Recadastramento de 2017 está mais fácil e menos burocrático

Recadastramento de 2017 está mais fácil e menos burocrático

A certidão atualizada não é mais obrigatória e pensionistas que residem nas cidades da Região Metropolitana de São Paulo terão que fazer recadastramento no Iprem

Com a importante missão de garantir o pagamento aos pensionistas e aposentados, o Instituto de Previdência do Município de São Paulo – Iprem vem aperfeiçoando sua forma de atendimento e análise das informações. O objetivo é conceder os benefícios corretamente àqueles que, de fato, têm esse direito.

Para o ano de 2017, a PORTARIA Nº 002, DE 11 DE JANEIRO DE 2017 – que institui o recadastramento anual obrigatório a todos os pensionistas do Iprem – introduziu alterações que permitirão viabilizar o conteúdo das informações para a base de dados dos pensionistas. A principal delas determina que os residentes da Região Metropolitana de São Paulo, com menos de 75 anos de idade, devem comparecer à sede do Instituto para fazer o recadastramento presencial. Já o recadastramento por correspondência é reservado somente aos pensionistas que residem fora das cidades da região mencionada ou que tenham idade igual ou superior a 75 anos.

A novidade para este ano é o fim da obrigatoriedade de apresentação das certidões de nascimento ou casamento atualizadas, medida que vai gerar economia aos pensionistas. Por outro lado, o Iprem utilizará os documentos apresentados nos últimos 5 anos para a realização de revisão documental, com a finalidade de evidenciar possíveis irregularidades e, assim, realizar um trabalho preventivo, identificando possíveis fraudadores já no ato do recadastramento. Essa ação visa dar mais segurança aos agentes que analisam as informações.

Caso o pensionista não realize o recadastramento no mês de seu aniversário, o sistema informatizado do Iprem bloqueia automaticamente o pagamento do benefício até a sua regularização.

Vale ressaltar que, no caso de qualquer suspeita da veracidade dos dados fornecidos, o Instituto pode solicitar, a qualquer momento, o comparecimento do pensionista à sede para averiguar as declarações nos formulários de recadastramento, solicitar outros documentos e até realizar visitas domiciliares.

Outra alteração importante foi no recadastramento de pensionistas que se encontram em internação hospitalar ou que não tenham discernimento para os atos da vida civil. Nessas condições, o recadastramento poderá ser feito por intermédio de um responsável ou declarante, que deverá apresentar um Atestado Médico emitido no mês do recadastramento, para comprovar a patologia do beneficiário. O pensionista internado deverá comparecer pessoalmente à sede do Iprem para a confirmação dos dados, em até 90 dias. 

Atendendo mais e melhor

Quem realizar seu recadastramento na sede do Iprem (avenida Zaki Narchi, 536, Vila Guilherme), já verá uma grande diferença no setor de atendimento: as mesas foram substituídas e as divisórias, removidas, dando, assim, mais espaço e privacidade. Isso sem contar a instalação de um painel de senhas, para organização do fluxo do atendimento.

Setor de atendimento na Sede – Antes

foto

Setor de atendimento na Sede – Depois

Setor de atendimento na Sede - Depois
Setor de atendimento na Sede - Depois

Setor de atendimento na Sede - Depois

 

Para estas alterações, o Instituto de Previdência do Município de São Paulo – Iprem cumpre os atributos legais dos Decretos nº 45.690, de 1º de janeiro de 2005, e nº 45.755, de 9 de março de 2005, que disciplinam a necessidade de efetuar o recadastramento dos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas municipais. A intenção é sempre zelar pelo pagamento dos benefícios, a quem, de fato, tem este direito.

Clique aqui e veja como funciona o recadastramento anual de pensionistas 

saiba mais…

PF e Ministério Público Federal fazem operação contra fraude previdenciária

Recadastramento garante pagamento dos benefícios

Pensionista pode perder pensão

Sobre Iprem - Núcleo de Relacionamento Institucional

54 Comentários

  1. Até hoje não recebi o formulário para o Recadastramento
    Faço aniversário em julho …moro em Itapira (SP ).

  2. Posso preencher o formulário à mao? ainda não recebi o formulário e faço aniversároi em julho…vou pegar o formulário na Internet…

  3. Bom dia, como vou providenciar o recadastramento se estou sem condições financeiras,estou aguardando a metade do 13 para poder realizar este processo.
    Por favor, liberem ligo para eu poder realizar este processo.Contando com a cooperação de vocês, aguardo respostas breve..Obrigada.
    Aparecida La Rosa Cardoso.
    10/07/2017 as 12.23 minutos.

  4. Tamara Cofré Prado

    Boa tarde,
    Estou com uma dúvida, meu pai pensionistas está no Chile neste momento é não volta antes do mês do seu aniversário (Agosto), ele deixou uma procuração para eu fazer o recadastramento, porém não entendi se eu posso fazer o recadastramento via correio por ele (moro em MG) ou se ele teria que ir num cartório no Chile com o formulário e enviar via correio por lá. Grata